Verão com Ciência — Curso Internacional de formação superior (Escola de Verão)

VERÃO COM CIÊNCIA

Desenvolvimento de Competências em Pesquisa, Transcrição, Edição de Fontes e Revisão de Textos

Curso Internacional de formação superior (Escola de Verão)

UNIVERSIDADE ABERTA
CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização

PALÁCIO CEIA (Salão Nobre)

[programa financiado pela FCT]

29 a 31 de julho de 2020

A CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os estudos insulares atlânticos e a globalização tem promovido e sido parceira nos últimos anos de projetos que visam a edição de fontes relevantes para a história e a cultura portuguesas. Estes projetos que se constituem como projetos de edição, mas também de investigação, requerem dos seus colaboradores um conjunto de competências teóricas e práticas específicas para o competente desempenho das tarefas inerentes aos projetos. E são estas competências que esta proposta de plano de formação superior deseja promover e aperfeiçoar.

Assim, este curso de formação superior visa: capacitar os formandos para o desempenho qualificado de tarefas de pesquisa de fontes bibliográficas e arquivísticas, transcrição e edição documental, a sistematização (sobre diferentes formatos) de informação recolhidas nas fontes, preparação pré-editorial de textos para edição (em diferentes formatos) e a sua revisão.

Simultaneamente, ao ser uma formação integrada com um estágio de investigação, os formandos têm a oportunidade de se integrarem numa equipa de investigação já consolidada, fazerem a experiência de investigação e aplicar os conhecimentos adquiridos na formação num projeto em curso, obter acompanhamento personalizado e mentoria.

Data e horário
29 a 31 de julho, 9h-18h

Área científica
Humanidades

Duração
25 horas

Informações e inscrições
cidh.global@gmail.com

Objetivos de aprendizagem
– Consciencializar-se sobre a importância de uma metodologia de trabalho na área das História e nos trabalhos de transcrição e edição de fontes;
– Reconhecer e refletir sobre as principais problemáticas inerentes ao trabalho com fontes históricas;
– Organizar e operacionalizar um processo de investigação com fontes históricas, sua investigação, transcrição e edição;
– Aplicar os conceitos e as metodologias transmitidas na formação num trabalho concreto de um projeto em curso.

Metodologia
O curso será presencial composto por sessões teórico-práticas, com componente expositiva, complementada por exercícios práticos, leitura e discussão de textos ou de outros materiais de apoio, realizadas individualmente ou em grupo; sempre que adequado, serão usados exemplos relacionados com os projetos em que os formandos vão ser integrados.

Estrutura [Módulos]
1. Fontes e o conhecimento histórico;
2. Arquivística e organização de acervos documentais;
3. Paleografia e transcrição de fontes;
4. Edição de fontes e revisão de texto.

Programa