História, Pensamento e Cultura dos Direitos Humanos em Portugal e nos Países Lusófonos (GADH)

O GADH é um grupo de investigação e de divulgação, integrado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), polo da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

Visa investigar e sistematizar a elaboração da ideia de Direitos Humanos numa perspetiva universal, a sua tematização e concretização histórico-cultural. Para tal, atenderá a uma visão histórica panorâmica, complementando-a, interdisciplinarmente, com os testemunhos da Filosofia, do Direito, da Literatura, da História da Arte, da Sociologia e da Antropologia.

Em simultâneo, pretende perscrutar, num registo mais particular, a construção, no quadro ibérico, nomeadamente em Portugal e na sua dimensão lusófona, de grandes linhas de pensamento em torno dos Direitos Humanos, também numa perspetiva diacrónica e interdisciplinar, em estreita relação com a evolução deste debate nos contextos europeu e mundial.

Assim, o GADH propõe-se desenvolver os seguintes projetos:

  • Dicionário Histórico-Enciclopédico Ilustrado para os Direitos Humanos;
  • História Universal Ilustrada dos Direitos Humanos;
  • Fundo Histórico-Documental sobre Direitos Humanos: antologia literária; fontes jornalísticas; acervo iconográfico;
  • Portugal Tolerante: Respeito pela Diferença ao Longo da História Portuguesa (seleção de documentos históricos dos séculos XII-XXI).

 

Coordenadora:

Susana Alves-Jesus

Consultores:

José Eduardo Franco

Luís Machado de Abreu

Investigadores:

José Bernardino

Rui Rego

Vanda Figueiredo

Veronica de Jesus Gomes