Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GabEEC)

Com o GabEEC, grupo de investigação e de divulgação integrado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), polo da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta (CIDH-UAb), pretende-se investigar a temática da promoção da cultura empreendedora segundo uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. Para isso, recorre-se à investigação e à intervenção através do desenvolvimento de programas de empreendedorismo. Tanto a produção científica como os projetos de educação focalizam-se no desenvolvimento de competências empreendedoras, na disseminação de ferramentas facilitadoras da criação e expansão de produtos e serviços inovadores.

A relevância do GabEEC no contexto atual justifica-se pelo facto de o dinamismo da sociedade e do trabalho atuais exigir a renovação das pessoas e das organizações para enfrentar os novos desafios da globalização, da tecnologia e do humanismo. Assim, este gabinete enquadra-se nas linhas de investigação da CIDH-UAb.

O campo epistemológico do GabEEC fundamenta-se nas abordagens científicas  recentes sobre a pedagogia empreendedora, as soft skills, as organizações inovadoras, o desenvolvimentos de projetos criativos e a cidadania. Estes eixos temáticos são investigados num diálogo interdisciplinar entre as Ciências da Educação, a Gestão, a Economia, a Psicologia, a História, as Tecnologias e os Valores. São realizados estudos quantitativos e qualitativos. Toda a investigação e produção visa a transferência dos conhecimentos para o sistema educativo, para o tecido empresarial e para a sociedade em geral.

O GabEEC têm os seguinte objetivos gerais:

  • Investigar a problemática da educação para o empreendedorismo na sociedade portuguesa, sobretudo ao nível do sistema educativo.
  • Criar e validar cientificamente instrumentos pedagógicos que possibilitem a promoção das competências empreendedoras, das soft skills e da cidadania.
  • Construir programas de educação para o empreendedorismo para todos os ciclos do desenvolvimento humano, desde a infância à idade avançada.
  • Realizar seminários e congressos sobre a educação para o empreendedorismo.
  • Construir e disseminar ferramentas eficazes na criação, no teste e na expansão de produtos e serviços inovadores.
  • Valorizar as múltiplas áreas do empreendedorismo, destacando algumas das suas dimensões fundamentais, tais como o empreendedorismo criativo, tecnológico, social e local.

Dos principais projetos que o GabEEC está a desenvolver destacam-se:

  • O desenvolvimento de uma rede de investigação em educação para o empreendedorismo.
  • A publicação de um dicionário de educação para o empreendedorismo.
  • A preparação de papers e de obras sobre as temáticas relativas ao campo epistemológico do GabEEC.
  • A criação de um sistema de certificação em soft skills.
  • A investigação e validação de programas de educação para o empreendedorismo e a cidadania.
  • A construção de programas educativos nas áreas da educação para o empreendedorismo segundo a abordagem da aprendizagem ao longo da vida.

 

Poder-se-á conhecer a página do GabEEC em https://globalskills.pt/

 

Coordenador:

Jacinto Jardim

(eduempreendeportugal@gmail.com)

Assessora: 

Rita Balsa Pinho

Investigadores:

Ana Santiago

António Fernandes

Elisete Martins

Hélder Sampaio

Joana Cruz

José Eduardo Gonçalves

José Paulo Rainho

Luísa Paolinelli

Marcelino Sousa Lopes

Maria Augusta Veiga Branco

Paulo Jorge Alves

Sónia Alexandre Galinha

Consultores:

José Eduardo Franco

Américo Peres

Adérito Barbosa

Anabela Pereira

João Relvão Caetano

José Manuel Porfírio