Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GabEEC)

Com o GabEEC, grupo de investigação e de divulgação integrado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), polo da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta (CIDH-UAb), pretende-se investigar a temática da promoção da cultura empreendedora segundo uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. Para isso, recorre-se à investigação e à intervenção através do desenvolvimento de programas de empreendedorismo. Tanto a produção científica como os projetos de educação focalizam-se no desenvolvimento de competências empreendedoras, na disseminação de ferramentas facilitadoras da criação e expansão de produtos e serviços inovadores.

A relevância do GabEEC no contexto atual justifica-se pelo facto de o dinamismo da sociedade e do trabalho atuais exigir a renovação das pessoas e das organizações para enfrentar os novos desafios da globalização, da tecnologia e do humanismo. Assim, este gabinete enquadra-se nas linhas de investigação da CIDH-UAb.

O campo epistemológico do GabEEC fundamenta-se nas abordagens científicas  recentes sobre a pedagogia empreendedora, as soft skills, as organizações inovadoras, o desenvolvimentos de projetos criativos e a cidadania. Estes eixos temáticos são investigados num diálogo interdisciplinar entre as Ciências da Educação, a Gestão, a Economia, a Psicologia, a História, as Tecnologias e os Valores. São realizados estudos quantitativos e qualitativos. Toda a investigação e produção visa a transferência dos conhecimentos para o sistema educativo, para o tecido empresarial e para a sociedade em geral.

O GabEEC têm os seguinte objetivos gerais:

  • Investigar a problemática da educação para o empreendedorismo na sociedade portuguesa, sobretudo ao nível do sistema educativo.
  • Criar e validar cientificamente instrumentos pedagógicos que possibilitem a promoção das competências empreendedoras, das soft skills e da cidadania.
  • Construir programas de educação para o empreendedorismo para todos os ciclos do desenvolvimento humano, desde a infância à idade avançada.
  • Realizar seminários e congressos sobre a educação para o empreendedorismo.
  • Construir e disseminar ferramentas eficazes na criação, no teste e na expansão de produtos e serviços inovadores.
  • Valorizar as múltiplas áreas do empreendedorismo, destacando algumas das suas dimensões fundamentais, tais como o empreendedorismo criativo, tecnológico, social e local.

Dos principais projetos que o GabEEC está a desenvolver destacam-se:

  • O desenvolvimento de uma rede de investigação em educação para o empreendedorismo.
  • A publicação de um dicionário de educação para o empreendedorismo.
  • A preparação de papers e de obras sobre as temáticas relativas ao campo epistemológico do GabEEC.
  • A criação de um sistema de certificação em soft skills.
  • A investigação e validação de programas de educação para o empreendedorismo e a cidadania.
  • A construção de programas educativos nas áreas da educação para o empreendedorismo segundo a abordagem da aprendizagem ao longo da vida.

 

Poder-se-á conhecer a página do GabEEC em https://globalskills.pt/

 

Coordenador:

Jacinto Jardim

(eduempreendeportugal@gmail.com)

Assessora: 

Rita Balsa Pinho

Investigadores:

Ana Santiago

Elisete Martins

Hélder Sampaio

Joana Cruz

José Eduardo Gonçalves

José Paulo Rainho

Luísa Paolinelli

Marcelino Sousa Lopes

Maria Augusta Veiga Branco

Paulo Jorge Alves

Sónia Alexandre Galinha

Consultores:

José Eduardo Franco

Américo Peres

Adérito Barbosa

Anabela Pereira

João Relvão Caetano

José Manuel Porfírio